Mundo Sustentável

Receba o nosso BOLETIM

Abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação

Micro Blog
11 jun 2016
POR: Mundo Sustentável
CATEGORIA: Destaque, Microblog
TAGS:
Home » » Mistério no Cerrado envolve Governo Temer

Mistério no Cerrado envolve Governo Temer

Está tudo pronto para a ampliacao do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, mas…

 

Fontes de Brasília relatam o desconforto – cercado de muita desconfiança – da forma como a Casa Civil do Governo Temer não avalizou ainda a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Faço aqui um breve resumo da situação com base nos relatos que me chegaram.

A ampliação foi decidida pelo governo anterior com base em estudos técnicos e consultas públicas à sociedade, inclusive comunidades locais, concluídos recentemente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

As consultas públicas foram realizadas durante o segundo semestre de 2015. Ocorreram nos municípios de Nova Roma, Cavalcante e Alto Paraíso e contaram com a participação de representantes de órgãos ambientais, entidades públicas, organizações não governamentais, proprietários de terra e representantes dos setores produtivos da região.

De acordo com a decisão, a área do Parque aumenta dos atuais 65 mil para 265 mil hectares de Cerrado ,o bioma mais duramente destruído hoje no Brasil. Outra consequência importante desta ampliaçao é a recuperação de parte da área perdida desde 1961, quando a unidade de conservação foi criada.

Quem acompanhou de perto esse longo processo garante que a ampliação do Parque assegura o desenvolvimento do turismo (que atraiu no ano passado 57 mil pessoas à região) e a proteção efetiva da riquíssima biodiversidade, principalmente dos grandes mamíferos que necessitam de mais espaço para a própria sobrevivência.

Se tudo conspira em favor da ampliação, se será bom para a economia e para o meio ambiente, se todas as consultas necessárias já foram realizadas de forma ampla e transparente, o que ainda impede esta decisão de entrar em vigor?

Da parte do Ministério do Meio Ambiente (Zequinha Sarney) já foi dado o sinal verde.

Com a palavra, a Casa Civil do governo interino.

 

André Trigueiro

 

 

 

Comentar

Comentários

Current month ye@r day *