Mundo Sustentável

Receba o nosso BOLETIM

Abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação

noticias
18 jul 2016
Home » » México inaugura o maior projeto de naturação urbana do mundo

México inaugura o maior projeto de naturação urbana do mundo

O projeto filtrará mais de 27.000 toneladas de gases tóxicos

 

Por Cleber Alexandre

Fonte: Labverde

 

México inaugura o maior projeto de naturação urbana do mundo

Em julho a prefeitura inaugurou na Cidade do México o Via Verde, um ambicioso projeto para ajudar a combater as ilhas de calor e reduzir as doenças respiratórias causadas pela má qualidade do ar – problemas frequentes na capital mexicana.

A ideia é instalar mais de 60.000 m2 de jardins verticais pelas mais de 1.000 colunas do segundo piso do anel Periférico num trecho de quase 30 Km de vias, tornando-se até então o maior projeto de naturação urbana do planeta.

Veja como foi a montagem do jardim vertical mexicano:

naturação urbana é o processo de criar biótopos no meio da cidade, conectados por corredores verdes a fim de trazer benefícios ecológicos para o meio urbano.

As principais modificações acontecem no microclima da região naturada: redução da temperatura média pela absorção do calor, armazenagem de água da chuva, redução da poluição pela filtragem do ar. Outro benefício é o aumento da biodiversidade, especialmente de insetos e pássaros.

 

Melhor qualidade do ar e menos doenças respiratórias

Segundo uma petição online do projeto Via Verde, 6 em cada 10 habitantes da Cidade do México apresentam algum tipo de doença respiratória devido às más condições do ar.

O projeto filtrará mais de 27.000 toneladas de gases tóxicos, fixará mais de 5 toneladas de poeira suspensa e processará mais de 10 toneladas de metais pesados anualmente.

Conheça mais sobre o projeto!

 

 

 

 

Postado por Daniela Kussama