Mundo Sustentável

Receba o nosso BOLETIM

Abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação

Micro Blog
15 ago 2016
POR: Mundo Sustentável
CATEGORIA: Destaque, Microblog
TAGS:
Home » » Mais importante que a medalha

Mais importante que a medalha

O que Michael Phelps, Diego Hipólyto e Rafaela Silva redescobriram no Rio

 

Diego Hipólyto fracassou nos Jogos de Pequim e Londres com tombos que arruinaram sua auto-estima. Enfrentou uma depressão, perdeu dez quilos, passou por um tratamento, teve seu técnico afastado da delegação brasileira semanas antes dos Jogos por acusação de assédio e, apesar de tudo isso – ou por tudo isso – alcançou seu objetivo no Rio.

Rafaela Silva era a típica criança em situação de risco, de família humilde, com muitas horas à toa nas ruas da Cidade de Deus, onde brigava por tudo contra todos. O Judô lhe ensinou obstinação e disciplina. Virou judoca de alto nível. Fracassou em Londres ao realizar um movimento não permitido durante uma luta. Foi execrada nas redes sociais com ofensas racistas. Superou o abatimento com a ajuda dos mais próximos. Apesar de tudo isso – ou por tudo isso – alcançou seu objetivo no Rio.

Michael Phelps já era um herói da natação quando perdeu o prumo, a motivação, a vontade de seguir em frente. Se aproximou das drogas e noitadas, deixou a barba crescer e não sabia o que fazer com a dor que o afligia nesta aposentadoria precoce. Enfrentou a depressão, e pensou em suicídio. Aceitou o tratamento, e elegeu novos desafios. Reaproximou-se do pai, teve um filho, preparou-se para sua última jornada olímpica onde esperava conquistar novas medalhas. Apesar de tudo isso – ou por tudo isso – alcançou seu objetivo no Rio.

Muitos atletas reunidos no Rio tem histórias tão lindas de superação quanto essas. A maioria sequer ganhou medalha, mas já conquistou algo ainda mais importante: a certeza de que é sempre possível dar a volta por cima.

 

André Trigueiro

 

 

 

2 Comentários

2 Comentários

  • Ange

    Adoro o seu trabalho. Excelente texto.Você realmente faz a diferença na vida das pessoas. Muita inspiração para a minha. Gratidão!

  • ivani lima

    André e seus artigos sensíveis e inspiradores, como ele.

Current month ye@r day *