Mundo Sustentável

Receba o nosso BOLETIM

Abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação

Micro Blog
28 set 2016
POR: Mundo Sustentável
CATEGORIA: Destaque, Microblog
TAGS:
Home » » “Bastardos da PUC-Rio”

“Bastardos da PUC-Rio”

A resposta dos alunos bolsistas contra o preconceito

 

“Bastardos da PUC-Rio” é o nome de um movimento organizado por bolsistas da universidade que se sentem alvo de preconceito por serem pobres, negros ou moradores da periferia. Na página criada por eles no face é possível acessar os relatos de quem se sentiu constrangido por piadas, comentários ou declarações incompatíveis com os valores da universidade e de seus dirigentes.

Sou professor da PUC-Rio desde 2004 e sei que as situações descritas pelos alunos bolsistas reportam uma realidade que extrapola os limites da universidade, alcançando diferentes setores da sociedade. É um aspecto negativo de nossa cultura, que vem do berço, e que precisa ser amplamente denunciada.

A PUC-Rio é uma das universidades particulares mais abertas e socialmente justas do Brasil. A maioria absoluta dos professores, alunos e funcionários sabe disso e convive em paz. Aos que não compreenderam ainda que a desigualdade afronta os mais básicos valores civilizatórios, é bom acessar a página dos “Bastardos da PUC-Rio”. Impossível imaginar uma forma mais direta e objetiva de explicar o óbvio.

 

André Trigueiro

 

 

 

1 Comentário

1 Comentário

  • Lorrye

    Nossa, que atitudes infantis. As pessoas estudam, conseguem bolsa e no mínimo mereciam respeito pelo capacidade e inteligência que tiveram pra conseguir estudar lá. A PUC é muito bem conceituada, mas com este comportamento, não está sendo bem representada. Os valores passados em aula é para levar para a vida inteira. Que espécie de profissionais serão estes alunos que não têm respeito ao próximo, que não têm valores? Estes alunos vivem fora da realidade, vivem num mundo de unicórnios e conseguem tudo “de mão beijada” (sem generalizar). Conclusão: Nada sabem da vida, são muito infantis.

Current month ye@r day *