Mundo Sustentável

Receba o nosso BOLETIM

Abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação

noticias
17 out 2016
Home » » Mês do Consumo Consciente tem ações que mostram crescimento da atenção ao tema

Mês do Consumo Consciente tem ações que mostram crescimento da atenção ao tema

Celebrado anualmente em 15 de outubro, o Dia do Consumo Consciente em 2016 mobilizou várias iniciativas que acontecem ao longo do mês, indicando uma aumento do interesse das pessoas pelo tema a partir de vários pontos de vista, como no combate ao desperdício de alimentos e no cuidado com resíduos

 

Fonte: Instituto Akatu

 

O  final de semana passado foi o mais movimentado do mês, com o Dia do Consumo Consciente no sábado, dia 15, e o Dia Mundial da Alimentação Saudável no domingo, dia 16. O Instituto Akatu, ONG que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos, promove e apoia ações nas duas datas e ao longo de todo o mês. Conheça e participe!

 

Campanha #ClimaMuitoLoko

Conteúdo produzido pelo Instituto Akatu para mostrar como hábitos individuais de consumismo impactam o planeta e colaboram com o aumento da emissão de Gases de Efeito Estufa e as Mudanças Climáticas. Um bom ponto de partida para a reflexão são as “Seis perguntas do Consumo Consciente”: Por que comprar?, O que comprar?, Como comprar?, De quem comprar?, Como usar? e Como descartar?

 

Exposição #RECICLOS – A arte da reinvenção

Realizada pela Rede Educare com patrocínio da Novelis, em parceria com o Instituto Akatu, a exposição reúne obras de 13 artistas criadas utilizando como matérias-primas diferentes tipos de resíduos, como alumínio, embalagens plásticas, tijolos, garrafas de vidro, bitucas de cigarro, jornais, sucata de carros, entulho e lixo eletrônico. Com curadoria do grafiteiro e ativista Mundano, o projeto busca promover o debate sobre a produção e o consumo sustentáveis, fazendo referência ao 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A exposição fica no Shopping VillaLobos, em São Paulo, até 30 de outubro, e depois segue para Pindamonhangaba (SP) em novembro e Salvador(BA) em janeiro.

 

Itinerância da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Realizada de 4 a 30 de outubro, a Itinerância da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece em diversos espaços culturais de 14 cidades do Estado de São Paulo e traz filmes sobre temas socioambientais da atualidade. A partir de um programa com 25 títulos, contemporâneos e de diversos países, o público poderá refletir sobre mudanças climáticas, indústria da moda, agricultura familiar, cooperativismo, recursos naturais, especulação imobiliária e muitas outras questões.

 

Ação de Consumo Consciente – Também sou responsável

Realizada pelo Movimento Limpa Brasil em parceria com a Associação Paulista Viva e com os Escoteiros do Brasil, a ação tem o apoio do Akatu e aconteceu no domingo, 16 de outubro, no Parque Trianon, em São Paulo. O objetivo da ação foi incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao “Cuidar hoje para o Futuro”, resgatando valores, como o respeito a diversidade, inclusão social e a educação para sustentabilidade. Confira aqui a programação.

 

O que vamos comer amanhã

Para marcar o Dia Mundial da Nutrição (16 de outubro) e incentivar o debate sobre a alimentação saudável e sustentável, o Museu do Amanhã e a iniciativa Comida do Amanhã realizaram o evento “O que vamos comer amanhã?” no sábado, dia 15. A programação incluiu o seminário “SemeáRio”, a feira “Banquete, encontros no jardim” e ainda atividades para crianças e adultos com o “Alimentando Amanhãs”.

 

Programação Sesc São Paulo no Dia Mundial da Alimentação

Comemorado em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação celebra a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945. Neste ano, com o tema “O clima está mudando. A alimentação e a Agricultura também”, a organização chama atenção para as relações entre as mudanças climáticas e as formas de produzir e consumir alimentos. Ao longo do mês, o Sesc São Paulo promove mais de 160 atividades relacionadas ao tema. Confira aqui os destaques e a programação completa.

 

 

 

Editado por Daniela Kussama