Mundo Sustentável

Receba o nosso BOLETIM

Abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação

Micro Blog
9 nov 2016
POR: Mundo Sustentável
CATEGORIA: Microblog
TAGS:
Home » » A eleição de Trump lhe diz respeito

A eleição de Trump lhe diz respeito

Saia da zona de conforto e prepare-se para agir

 

Que estranhos desígnios estariam por trás da surpreendente vitória de Donald Trump nos Estados Unidos? O que levaria a maioria dos eleitores americanos (que se dispuseram a comparecer às urnas) a escolher um candidato xenófobo, misógino, racista, entre outras qualidades morais que aparentemente minariam qualquer pretensão de ir longe na carreira política?

Antes que você responda, pense no seguinte: serão anos difíceis com retrocessos na implementação do Acordo do Clima, a revisão dos processos de paz com Cuba e Irã, a implosão do Obamacare (que assegura aos mais pobres acesso aos serviços de saúde), estímulos governamentais à indústria armamentista e aos setores mais poluidores da economia. Fora a construção de um muro na fronteira com o México, a maior restrição aos imigrantes ilegais e vigilância sem precedentes contra os islâmicos residentes nos Estados Unidos. Tudo isso foi prometido por Trump durante a campanha.

Em se confirmando essas e outras propostas do presidente eleito dos Estados Unidos, qual será a reação da comunidade internacional? Repetiremos a omissão dos eleitores americanos que abandonaram as urnas por não gostar de nenhum dos candidatos (e acabaram permitindo a eleição de Trump)? Avalizaremos pelo silêncio as medidas polêmicas do novo presidente? Esperaremos passivamente os próximos 4 anos de mandato como se não houvesse nada a fazer?

Na era das redes, há preciosos recursos de mobilização e pressão ao alcance de qualquer cidadão plugado na internet. É possível organizar campanhas, boicotes, protestos, mobilizações, financiamento de projetos, etc. Trump sabe – ou descobrirá com o tempo – que seu poder não é absoluto, que bravatas custam caro no mundo político, e que na era da Globalização (ou mundialização) eventuais atos soberanos do novo presidente eleito dos Estados Unidos que repercutam negativamente no resto do mundo, abrirão espaço para que o resto do mundo se manifeste.

Portanto, prepare-se.

A eleição de Donald Trump nos convida a sair da zona de conforto, descer de cima do muro, e se posicionar em relação a temas que extrapolam as fronteiras dos Estados Unidos.

O mundo é menor, mais interligado e interdependente do que você imagina. E os efeitos da eleição de Trump lhe alcançam com mais intensidade do que supõe.

Seja um cidadão de seu tempo.
Fique de olho.
E manifeste-se.

 

 

 

 

3 Comentários

3 Comentários

  • José Carlos Campos Ribeiro

    Olá boa noite eu penso que o Brasil , em termos das políticas publica temos que organiza nossas metas, financeiras em vestir em nossa economia gasta menos em eventos fabrica mais ser auto suficiente em petróleo combate os alto salários enxuga a maquina financeira publica com as gastos desnecessários.

  • Vânia Ribeiro

    Concordo plenamente. Mas creio que o hábito de não olhar para “fora” (seja fora do seu círculo, fora dos seus amigos “que estão bem”, fora da cidade, estado, país…) é um meio que muitos encontraram para tirar dos seus ombros a responsabilidade com o mundo. Talvez ao achar que “fingindo” não existir miséria, escravidão, corrupção e outras coisas inaceitáveis, alimentamos monstros que estão crescendo…..

  • renate marianne perez

    Há um velho ditado que diz “cachorro que late não morde”. Vamos aguardar com calma e otimismo o que o novo governo irá cumprir ref. a todos
    os planos e ameaças que foram alvo
    de sua campanha.

    E somente após isto, deveremos nos
    preocupar o que pode e o que deve ser
    feito.
    Até lá, devemos permanecer na posição
    de alerta, porém, não amedrontados.
    Não devemos nos esquecer que a Terra tem um poderoso Governador, o Embaixador do Deus do Cosmo, e que nos
    inspirará e nos guiará de acordo com o
    merecimento de cada cidadão terreno!!!

    Diz que “cada povo tem o governo que
    merece” e assim sendo, provavelmente a
    vitória de D. Trump recebeu o aval das
    Esferas Superiores para se tornar o presidente da nação mais poderosa do
    mundo. Grande é a sua responsabilidade
    em todos os niveis, perante a enorme comunidade terrena ……!!!

Current month ye@r day *