Mundo Sustentável

Receba o nosso BOLETIM

Abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação

Micro Blog
16 nov 2016
POR: Mundo Sustentável
CATEGORIA: Destaque, Microblog
TAGS:
Home » » Crimes de ódio e racismo aumentam após eleição de Trump

Crimes de ódio e racismo aumentam após eleição de Trump

Ele precisa – por palavras e atos – defender a paz

 

O Governador de Nova Iorque lançou uma linha telefônica para combater crimes de ódio e racismo. Foi uma resposta à onda de agressões registradas em todo o país desde a eleição de Donald Trump. Não reproduzirei aqui o imenso repertório de novos casos policiais envolvendo brigas, xingamentos, bullying, pichações, manifestações racistas, sexistas e de intolerância religiosa. Não é difícil saber porque tudo isso está acontecendo.

O presidente eleito consumiu precioso tempo e energia nos últimos meses destilando ódio e preconceito, ofendendo, agredindo, humilhando e ameaçando. Trump usou seu carisma para ativar comandos mentais extremamente negativos e beligerantes. Excitou as massas para alcançar seu objetivo e agora se percebe refém das circunstâncias. A gravidade da situação o levou a endereçar no último domingo um pedido de paz a todos os americanos. Paz? Assim, de repente?

Quando uma barragem se rompe, o estrago é grande e a solução leva tempo. E a solução nesse caso passa por Donald Trump. Foi ele que esgarçou o tecido social americano. Deve partir dele (por palavras e atos) uma nova conduta em favor construção de uma cultura de paz. Saint-Exupéry imortalizou em uma frase uma verdade universal: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Se liga Trump! Os que te seguem não acreditam no teu pedido de paz. É preciso fazer muito mais.

 

André Trigueiro

 

 

 

2 Comentários

2 Comentários

  • renate marianne perez

    …e os que foram adeptos da eleição de Hillary, também não acreditam numa mudança repentina dele da água pro vinho. Aliás, o mundo todo não acredita, embora que a maioria com certeza deseja deseja que isto ocorra.
    Menos os que votaram nele, é óbvio. Pq se votaram, é pq têm a mesma índole de seu “ídolo” e caso ele mude de repente, irá desagradar
    os seus amigos eleitores, mais que isto, irá decepcioná-los!
    Vamos todos os que desejamos a paz e a harmonia entre as nações, rezar para que a mente dele, seja iluminada e ele possa ainda, apesar de tudo, se tornar um governante exemplar. É só querer.
    Se o seu desejo de paz for sincero e verdadeiro, ele garantirá a muitas nações do mundo, tranquilidade nos próximos anos de seu mandato!
    Que assim seja!

  • Marcello Dias

    Infelizmente, nos EUA o racismo, xenofobia, enfim, ódio e preconceito não são considerados crimes, o que é um absurdo!

Current month ye@r day *