Mundo Sustentável

Receba o nosso BOLETIM

Abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação

noticias
7 nov 2016
Home » » Tesla cria placas solares iguais a telhados tradicionais

Tesla cria placas solares iguais a telhados tradicionais

As placas imitam com exatidão diversas coberturas comuns, com a vantagem de ainda produzir energia limpa.

 

Fonte: Ciclo Vivo

 

A Tesla tem sido uma das empresas mais ambiciosas do mundo no que diz respeito à tecnologia sustentável. Após desenvolver automóveis superpotentes elétricos e baterias de alta performance, a companhia norte-americana anunciou também a criação de painéis solares que se camuflam ao telhado, como se fossem telhas ou outras coberturas tradicionais.

A tecnologia foi apresentada pelo próprio fundador da empresa, Elon Musk, como uma opção mais atrativa em termos de design e eficiência energética do que as placas fotovoltaicas tradicionais. Segundo ele, o produto deve estar disponível no mercado já no próximo ano.

A estética é realmente o fator mais impressionante nessas placas solares. O empresário apresentou quatro modelos de painéis com diferentes desenhos, que imitam a diversidade das coberturas comuns, com a vantagem de ainda produzir energia limpa.

“Slate Glass Tile” - Imagem: Divulgação

“Slate Glass Tile” – Imagem: Divulgação

“Smooth Glass Tile” - Imagem: Divulgação

“Smooth Glass Tile” – Imagem: Divulgação

“Textured Glass Tile” - Imagem: Divulgação

“Textured Glass Tile” – Imagem: Divulgação

“Tuscan Glass Tile” - Imagem: Divulgação

“Tuscan Glass Tile” – Imagem: Divulgação

Para não deixar dúvidas sobre o sistema, durante a apresentação, Musk mostrou testes de durabilidade que compararam as placas solares com os telhados comuns, já que elas não precisam ser instaladas sobre uma cobertura já feita. Materiais como argila e ardósia não foram tão resistentes quanto o vidro usado na tecnologia fotovoltaica. Além disso, segundo a empresa, os painéis são feitos de quartzo e têm vida útil praticamente infinita.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Em termos de eficiência energética, o sistema também não deixou a desejar. Mesmo que o design seja todo personalizado e bem distante dos padrões atuais, elas geram apenas 2% menos energia do que os painéis tradicionais.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Para completar as soluções residenciais, o empresário também anunciou a nova bateria da marca. Chamada de Powerwell 2, ela pode armazenar 14 kWh de energia, com consumo contínuo de até 7 kW, o que seria suficiente para abastecer uma residência padrão e um carro elétrico.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

A Tesla ainda não divulgou os valores das tecnologias, mas informou que a intenção é colocar as soluções a venda já no próximo ano.

 

 

 

Postado por Daniela Kussama