RSS

Mundo Sustentável

Abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação

Valorizando a Vida

Desde 2006 o Brasil conta com uma Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio e essa não é uma luta apenas de governos ou organizações que militam na área da saúde pública mas de toda a sociedade.

Segue abaixo uma relação de textos e links úteis para quem deseja se informar melhor sobre esse assunto e, se possível, se engajar nesse amplo movimento em favor da vida.

• Estratégia Nacional de Prevenção ao Suicídio

No Brasil, embora a taxa de mortalidade por suicídios, de 4,5/100.00 habitantes, seja considerada baixa, existem Estados e Municípios que apresentam taxas duas vezes superiores à média nacional, como, por exemplo, o Estado do Rio Grande do Sul (9,8/100.000). Nesse Estado, em determinadas faixas etárias, as taxas chegam a 30,2/100.000.
Com  objetivo de reduzir taxas de suicídios e tentativas e os danos associados com comportamentos suicidas, como o impacto traumático do suicídio na família, nas comunidades, nos locais de trabalho, nas escolas, outras instituições e na sociedade brasileira, a Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde apresenta a ESTRATÉGIA NACIONAL PARA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO.

• Projeto Comviver

Link do serviço psicológico gratuito prestado a parentes e amigos de suicidas.

• CVV

Link do mais antigo, respeitado e eficiente serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio do Brasil.

• Lixo e suicídio

Artigo escrito para o CVV, no qual são comparados os serviços prestados pelos catadores de recicláveis e os voluntários do CVV.

• “Suicídio, problema oculto na saúde pública: papel da mídia no esclarecimento”

Texto de André Trigueiro publicado no livro “Violência faz mal à saúde”, do Ministério da Saúde, Editora MS, Brasília, 2004


Compartilhar
Planta Ilustrativa